Testes Psicológicos – Avaliação de Personalidade

Avaliação de Personalidade

A personalidade pode ser definida como o conjunto de características que determinam os padrões pessoais e sociais de uma pessoa e sua formação é um processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. Existem muitas teorias que estudam a personalidade e fundamentam os vários testes para avaliar traços de personalidade. Dispomos de testes embasados em diversas teorias, desenvolvidos por pesquisadores nacionais e internacionais, contemplando normas para a população brasileira.


teste_ssrs


 Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica (SSRS) 


Permite mapear estas três áreas do comportamento em crianças do 1o a 5o ano do Ensino Fundamental (6 a 13 anos). Pode ser utilizado como instrumento de rastreio que, com base nas respostas dos pais, professores e da própria criança, permite avaliar o repertório de habilidades sociais e indicadores de problemas de comportamento e de competência acadêmica de crianças.


teste_bfp

 Bateria Fatorial de Personalidade – BFP  

É um instrumento psicológico construído para avaliação da personalidade a partir do modelo dos Cinco Grandes Fatores (CGF), que inclui as seguintes dimensões: Neuroticismo (N1 –Vulnerabilidade; N2 – Instabilidade emocional; N3 – Passividade / Falta de Energia; N4 – Depressão), Extroversão (E1 – Comunicação; E2 – Altivez; E3 – Dinamismo; E4 – Interações Sociais), Socialização (S1 – Amabilidade; S2 – Pró-¬sociabilidade; S3 – Confiança nas pessoas), Realização (R1 – Competência; R2 – Ponderação / Prudência; R3 – Empenho / Comprometimento), Abertura (A1 – Abertura a ideias; A2 – Liberalismo; A3 – Busca por novidades).
Deve ser aplicado em pessoas que possuam, no mínimo, o Ensino Fundamental Completo.

 

teste_ifp


 Inventário Fatorial de Personalidade (IFP-II) 

Tem por objetivo traçar o perfil de personalidade do indivíduo, com base em 13 necessidades ou motivos psicológicos: Assistência, Intracepção, Afago, Autonomia, Deferência, Afiliação, Dominância, Desempenho, Exibição, Agressão, Ordem, Persistência e Mudança. Avalia também os Fatores de segunda ordem: Necessidades afetivas; Necessidades de organização; e Necessidade de controle e oposição. Faixa etária do público final: pessoas de ambos os sexos, com idade entre 14 e 86 anos.

 

 

teste_efn


 Escala Fatorial de Ajustamento Emocional/Neuroticismo (EFN) 

É um instrumento que pode ser utilizado como recurso clínico para a indicação de transtornos de personalidade. Permite uma avaliação rápida e objetiva de importantes aspectos da personalidade humana: vulnerabilidade, desajustamento psicossocial, ansiedade e depressão. Faixa etária: de 16 a 50 anos, escolaridade mínima de 2º grau (ensino fundamental) incompleto.




teste_ihs


 Inventário de Habilidades Sociais (IHS-Del-Prette) 

É um teste de fácil aplicação, com o objetivo de caracterizar o desempenho social em diferentes situações (trabalho, escola, família,cotidiano). Possibilita diagnóstico para uso na clínica, na educação, na seleção de pessoal e no treinamento profissional. Faixa etária do público final: adultos e jovens com idade entre 18 e 25 anos e nível escolar de Ensino médio completo.