Dependência Química

Uma pessoa estendendo a mão em direção a um frasco de remédio derramado com pílulas espalhadas em uma superfície de concreto, foco nas pílulas com fundo desfocado, sugerindo uma emergência médica ou overdose.

Dependentes e Familiares

Dependência Química é hoje reconhecida como uma doença grave, complexa, de múltiplas causalidades, atingindo um número significativo de pessoas e famílias, de todas as classes sociais, em todo o mundo.

Sabemos que o dependente encontra se em um profundo estado de baixa estima. Acreditando nisso, criamos condições para que ele reveja suas atitudes, sentimentos com que se defronta e que a vida impõe, despertando nele a motivação e responsabilidade que deve ter consigo e conduzindo-o ao encontro de sua própria identificação e personalidade.

Para que o dependente mude, é preciso que os familiares mais próximos também mudem, como: redefinição de papéis, identificação de regras que influenciam os membros da família, definição e reforço de limites. A participação da família é muito importante para o sucesso do tratamento.