Psicodiagnóstico

psicodiagnosticoO Psicodiagnóstico é um processo de investigação realizado em diferentes etapas, possui uma média de oito encontros:      

 Identificação do problema:  análise do problema ou hipótese através da entrevista individual (de uma à duas sessões).        

 Investigação:  coleta de dados através da aplicação de testes psicológicos, que serão especificados conforme a identificação ou hipótese do problema.   

 Devolutiva:  entrega dos resultados e direcionamento para profissionais especializados caso haja necessidade.

Indicação para Psicodiagnóstico:

O psicodiagnóstico é indicado para todas as pessoas que possuem interesse em se conhecer melhor, saber seus pontos fortes e a serem desenvolvidos. É recomendado também quando todos os tratamentos medicamentosos falharam, quando o profissional esta com dificuldade em chegar a um diagnóstico, ou ainda quando nada explica um determinado comportamento que afete negativamente o indivíduo.

Psicodiagnóstico nas escolas:

O psicodiagnóstico na escola é indicado quando um aluno esta com algum problema que a professora ou os pais não conseguiram identificar, por exemplo, o baixo rendimento escolar. É utilizado também como forma de prevenção de possíveis problemas como hiperatividade, ansiedade generalizada, falta de concentração entre outros.

Psicodiagnóstico nas empresas:

O psicodiagnóstico nas empresas é indicado principalmente para checar se aquele profissional esta exercendo a atividade que ele melhor desempenha. Por exemplo, um profissional que atua na área de vendas, mas que tem perfil para trabalhar com a área administrativa além de provavelmente não ficar feliz com seu trabalho, não atingirá todas as expectativas de seu superior. Isso não significa que ele não saiba atuar na área de vendas, mas ira produzir muito mais se estiver na área correta. 

Sugestões de testes psicológicos:

– Personalidade;
– Atenção e Concentração;
– Testes projetivos;
– Quociente de Inteligência (QI), adulto e infantil;
– Stress;
– Depressão;
– Ansiedade;
– Memória;
– Orientação Vocacional.